A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Novo Gol: o camaleão sempre em transformação

Test Drive. Depois de quase três décadas como líder em vendas, quem foi rei, jamais perde a majestade, não é mesmo? Bom, assim é o caso do Gol, da Volkswagen – o preferido da garotada. Em Fortaleza, o Auto Notícia andou uma semana com o Novo Gol e constatou em suas impressões que a atual geração continua com as qualidades de sempre: motor com bom torque e boa retomada; câmbio preciso e macio e melhor ajuste de suspensão da categoria.

Impressões

Sentindo o carro nas ruas, também nota-se que a atualização mecânica chegou com a mesma força. O veterano motor 1.6, de 104 cavalos, não decepciona e marca 10,8 segundos na arrancada até os 100 km/h. A retomada de 60 a 100 km/h em quarta marcha é despachada em 9,3 s, número que confirma a boa disposição do antigo EA111 em baixos e médios regimes.

Tal como o Voyage, o Gol ainda aposta em uma direção hidráulica convencional. Pode ser mais durinha nas manobras, mas o fato é que a assistência ainda é a melhor na maioria das situações.

As rodas aro 16 e pneus de perfil mais baixo são opcionais que deram um pouco mais de confiança ao conjunto e a dinâmica. As “freiadas” foram cumpridas em espaços relativamente curtos. Da mesma forma, a caixa de câmbio possui engates certeiros e firmes.

A posição de dirigir é baixinha, dando mais esportividade. Porém, a melhor postura é encontrada graças ao ajuste de altura e de profundidade do volante, enquanto a regulagem do banco por alavanca é prática.  As trocas de marchas não demoram e te dão conforto nas ultrapassagens. Outro ponto a favor é o espaço interno: a oferta entre eixos está bem maior. Três pessoas cabem fácil, fácil.

Além de ter sido atualizado por fora, o interior ganhou em visual (com traços semelhantes aos modelos mais recentes da VW). Dentro, o acabamento é justo para um esportivo.

Custo-benefício

De série, o modelo Highline traz ar-condicionado, direção hidráulica, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, trio elétrico e sensor de ré. Além do painel e volante multifuncional, que poderiam ter sido tomados emprestados de um carro médio da linha, o Novo Gol investiu na conectividade. A tela do Discover Media tem 6,3 polegadas, contra 5 do Composition Touch. Era o que fazia falta ao modelo lançado originalmente em 2008. O sistema GPS funciona no próprio aparelho, mas apps do smartphone também podem rodar na telinha.

O sistema é opcional por R$ 1.815 e pode ser comprado separadamente do pack Highline completo, que inclui rodas de liga aro 16 com pneus verdes 195/50, revestimentos de couro sintético, banco traseiro bipartido, controle de cruzeiro, espelho interno antiofuscante e sensores de chuva e de luz, que adiciona outros R$ 3.640.

Ficha técnica:

Motor: 1.6

Potência: 104 (cv)

Direção: hidráulica

Autonomia: 55 litros

R$: 53.350

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir