A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Cearenses na paralimpíadas se classificam e seguem na disputa por medalhas

cearensesO 7º dia dos Jogos Paralímpicos Rio-2016 teve grandes resultados para os atletas cearenses. Representante do Estado no atletismo, Maria de Fátima Fonseca – a Fah Fonseca – garantiu passagem para a final dos 5000 metros da categoria T54 (para cadeirantes) ao marcar o tempo de 12:08.52min,  assegurando uma das 10 vagas da disputa por medalha. A prova classificatória foi realizada na manhã desta quarta-feira, 14, no estádio olímpico do Engenhão.

Após a competição, o atleta contou como se sentiu na prova. “Ainda não acreditei que chegei na final. Confesso que fiquei muito abalada com a minha participação na prova dos 1500m (que disputou na última segunda-feira e não conseguiu vaga na final). Mas hoje Deus me recompensou grandiosamente”, disse Fah Fonseca, de 28 anos, que nasceu em  Fortaleza, mas realizou toda a sua preparação para as competições em Santos, onde treina ao lado de seu técnico, Eduardo Leonel.

A final dos 5.000m, em que Fah lutará por medalha, está marcada para esta quinta-feira, as 17h30min, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. No fim de semana, a cearense compete ainda em uma última prova: a maratona ainda na categoria T54.

TÊNIS DE MESA

Representante cearense no tênis de mesa, David Freitas, o Brasilino, entrou em quadra na disputa por equipes. Ao lado de Welder Knaf, garantiu vaga na semifinal da Classe 3 (para cadeirantes) vencendo o confronto contra a Coreia do Sul por 2×0, na tarde desta quarta-feira, no Pavilhão 3 do RioCentro.

Brasilino abriu a série com vitória por 3 sets a 2. Welder sacramentou a vitória do Brasil, com um  triunfo por 3 sets a 0. “Foi bastante árduo, mas entramos muito focados. Vimos que a possibilidade de vencer era grande, apesar de estarmos enfrentando o 7º e o 14° do ranking mundial. Foi ponto a ponto, com vários pontos com mais de dois minutos de troca de bola. Mas Graças a Deus conseguimos lograr êxito e obter esse fato histórico”.

A semifinal será disputada nesta quinta-feira, as 19h30min, novamente no RioCentro, contra a dupla da Alemanha: Thomas Schmidberg e Thomas Bruchle. David tem 38 anos, mora em Fortaleza e representa a Associação Cearense de Tênis de Mesa.

BOCHA

Atual campeão paralímpico da bocha, o cearense Maciel Santos não teve a mesma sorte de Fah e David e está eliminado da disputa individual na categoria BC2 (para atletas com paralisia cerebral que não podem receber assistência).

Depois de vencer na estreia o argentino Sebastian Gonzalez por 7×2, na tarde desta quarta-feira, na Arena Carioca 2, Maciel, que é natural de Crateús, perdeu para o coreano Yeong So Jeong por 4×3. O resultado eliminou o cearense e classificou o coreano para as quartas de final o coreano.

O.P.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir