Sua mensagem foi enviada com sucesso. Em breve responderemos.

Fale conosco

Fechar
Início » Notícias » Cidades » Primeiro centro especializado para diabéticos e hipertensos é inaugurado em Fortaleza

Primeiro centro especializado para diabéticos e hipertensos é inaugurado em Fortaleza

Foi inaugurada, nesta terça-feira, 5, o primeiro Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CEADH) de Fortaleza. A unidade foi instalada no posto de Saúde Matos Dourado, no bairro Edson Queiroz – Regional IV, e vai atender pacientes diabéticos com alto risco cardiovascular.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o CEADH terá 13 unidades instaladas em vários postos da Capital para atender ao público específico que não pode ser atendido na Atenção Primária devido à complexidade do caso. A próxima unidade será instalada no bairro Caça e Pesca, na Regional II.
Pacientes hipertensos ou diabéticos de alto risco cardiovascular serão encaminhados ao CEADH após o diagnóstico. O acompanhamento é com especialistas endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, cirurgiões vasculares e enfermeiras capacitadas em pé diabético. A complicação é causada por uma ferida que não cicatriza, resultando em infecção no local.
A gerente da Célula de Atenção Especializada da SMS, Ana Lucia Leitão, afirma que a Regional é a área piloto do serviço. A região foi escolhida pela abrangência populacional.
“(A Regional IV) é composta por aproximadamente 582 mil habitantes, que representa cerca de 43% da população geral de Fortaleza”, diz Lúcia Leitão. “Já as demais unidades de saúde contempladas, justificam-se pela presença de profissionais especialistas, obedecendo os critérios do programa, bem como a facilidade de acesso para as pessoas e o suporte ofertado pela Universidade de Fortaleza, no caso do Matos Dourado”.
O posto Matos Dourado, que rece a unidade, também será oficializado como Unidade de Saúde Escola para integrar ensino e pesquisa de graduandos e residentes da área da saúde.
Tags:

Deixe seu comentário