A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Leilão pela disputa do Aeroporto de Fortaleza

Por Edna Ramos|A Notícia do Ceará

As grandes companhias especialistas e consideradas fortes na administração de aeroportos, apesar de não estar confirmado, mas que tinham  presença quase garantida, entre elas podemos destacar: Franforte (alemã), Vince (francesa) e a Zurich (Suíça), segundo fontes do setor, todas com expertise na administração de aeroportos.

Potencial das grandes

A Vince administra  23  aeroportos na Europa, e os outros 10 aeroportos ao redor do mundo, administrando no total 32 aeroportos.  A  Zurich administra o aeroporto de Zurique, na Suíca, e, juntamente com o CCR, o aeroporto de Belo Horizonte,  dois aeroportos regionais  no Chile, um no Caribe, outro na Colômbia e China.

Quatro aeroportos serão oferecidos à iniciativa privada

Os aeroportos oferecidos à iniciativa privada são: Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis.  Na última segunda-feira (13) os envelopes foram entregues pelos interessados, sendo aberto manhã dia (16), em sessão pública na BM&FBovespa.

Segundo, Denis Franca, especialista em regulação de infraestrutura, as novas concessionárias terão mais liberdade para agir em comparação às das rodadas anteriores de concessão.  ”Fortaleza vai ganhar muito com a concessão. Qualquer uma das três, no meu entender, vai melhorar muito o nível de serviços nos aeroportos”.

Incertezas e riscos

Denis Franca destacou que um dos problemas quanto às dificuldades são os alvarás de funcionamento. “Guarulhos, depois da concessão, teve o risco de fechamento de todos seus estabelecimentos que deriva do corpo de bombeiros. Para tocar os projetos é preciso dessas autorizações. É um risco que não está trazido sendo trazido à tona e que pode atrasar as obras, sujeitando as empresas a multas altíssimas”, diz.

Leilão do Aeroporto Pinto Martins contará com a presença do governador Camilo Santana

Percebido pelo governo do estado como um dos equipamentos mais importantes para o desenvolvimento de áreas estratégias para o Ceara, como o turismo, Camilo Santana, Confirmou presença durante sessão semanal junto às redes sociais interagindo com os internautas.

No bate papo com os internautas, o governador deixou claro que o leilão sela a série de exigências  da companhia aérea Latam para que o Aeroporto de Fortaleza continue entre os cotados para receber o hub – centro de conexões de voos – da cia no Nordeste.

O Leilão está marcado para amanhã quinta-feira (16), às 10h, na BM&FBovespa, em São Paulo. Oferta inicial no leilão, equivalente a 25% da outorga, deverá ser de no mínimo de 31 milhões para o aeroporto de Porto Alegre, R$ 310 milhões para o aeroporto de Salvador, 53 milhões para Florianópolis  e R$ 360,00 milhões para Fortaleza.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir