Sua mensagem foi enviada com sucesso. Em breve responderemos.

Fale conosco

Fechar
Início » Notícias » PET » O Ceará está no mês de combate à Leishmaniose ou Calazar Canino

O Ceará está no mês de combate à Leishmaniose ou Calazar Canino

Cachorro com leishmaniose (Calazar)

A leishmaniose visceral canina ainda é um importante problema de saúde publica. Já que o cão cumpre o papel de reservatório doméstico da doença, transmitida a doença pelo mosquito flebótomo.

Doença sistêmica grave de inicio insidioso e evolução lenta. Sinais clínicos  dos cães infectados varia de aparente estado sadio a um severo estagio final. Sinais comuns da doença: alterações cutâneas (queda de pelo (alopecia), eczema, ulceras, crescimento exagerado das unhas (onicogrifose), emagrecimento acentuado, cerato conjuntivite e paresia dos membros posteriores.

A confirmação da doença é feita pelo diagnostico laboratorial.(sorológicos e parasitológicos). Antigamente o Ministério da Saúde recomendava a eutanásia para cães positivos para LVC (Leishmaniose Visceral Canima). Atualmente se faz o tratamento com um custo alto, mas mesmo assim os cães se mantem como reservatórios, pois continuam abrigando o parasito, podendo transmiti-los aos insetos voadores, cópulas.

Existe a vacina Leishtec para prevenir a doença. Uso de coleiras a base de deltametrinas, telas de proteção, e controle da população canina de rua ou errantes.

Lembrando que quem passa a doença é o mosquito flebótomo e não o cão.

Mosquito feblótomo

Gerlene Castelo Branco

Gerlene Castelo Branco

Gerlene Castelo Branco
Crmv/CE0663
Medica Veterinaria formada na Uece em 1980.
Tem pós-graduação em Patologia Tropical, Saúde Pública, Homeopatia e Acupuntura.
Trabalhacom Florais, Aromoterapia, Reiki, Plantas Medicinais.
Trabalha no SOS VETERINÁRIO e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
e-amail: comercial@anoticiadoceara.com.br
Gerlene Castelo Branco

Noticias Relacionadas:

Tags:

Sobre Gerlene Castelo Branco

Gerlene Castelo Branco Crmv/CE 0663 Medica Veterinaria formada na Uece em 1980. Tem pós-graduação em Patologia Tropical, Saúde Pública, Homeopatia e Acupuntura. Trabalha com Florais, Aromoterapia, Reiki, Plantas Medicinais. Trabalha no SOS VETERINÁRIO e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. e-amail: comercial@anoticiadoceara.com.br

Deixe seu comentário